UFPE-Quatro cargas elétricas, de intensidades Q e q estão fixas nos vértices de um quadrado, conforme indicado na figura. Determine a razão Q/q para que a força sobre cada uma das cargas Q seja nula.
Obs: Coloquei na formula da força elétrica a distância como mas não sei como relacionar as quatro cargas. Alguém pode demonstrar detalhadamente?
Valeu!!
↧
UFPE - Força elétrica
↧
Questão sobre eletrodinãmica
Um condutor metálico cilíndrico, cuja seção transversal tem área A, é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade constante i.Sendo N o número de elétrons livres por unidade de volume do condutor, e a carga elétrica elementar e v a velocidade média de deslocamento dos elétrons livres, determine a intensidade da corrente elétrica.
resposta: i=NAve
resposta: i=NAve
↧
↧
circuito elétrico
Alguém me ajuda,não estou conseguindo achar a resposta.
No circuito elétrico esquematizado na figura, o amperímetro indica uma corrente elétrica de intensidade 1,0A. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação e as variações das resistências com a temperatura, a potência dissipada no resistor de 10Ω, em watts, é igual a?
No circuito elétrico esquematizado na figura, o amperímetro indica uma corrente elétrica de intensidade 1,0A. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação e as variações das resistências com a temperatura, a potência dissipada no resistor de 10Ω, em watts, é igual a?

↧
Lei de Coulomb - Duas cargas puntiformes
Duas cargas puntiformes Q1 = 10-6 C e Q2 = 4.10-6 C estão fixas nos pontos A e B e separadas pela distância r = 30 cm, no vácuo. Sendo a constante eletrostática do vácuo k0 = 9.109 N.m²/C² , Determine:a) a intensidade da força elétrica resultante sobre uma terceira carga Q3 = 2.10-6 C, colocada no ponto médio do segmento que une Q1 e Q2.Gabarito:-2,4 N.b) a posição em que Q1 deve ser colocada para ficar eme equilíbrio somente sob a ação de forças elétricas.Gabarito:10 cm.a) Por que a resposta ...
↧
(UERJ) Elétron e Píon
Quando uma partícula carregada penetra com velocidade V0 numa região onde existe um campo elétrico uniforme , ela descreve uma trajetória parabólica, expressa por y = Kx². O píon negativo é uma partícula elementar com a mesma carga elétrica do elétron, mas sua massa é cerca de 280 vezes maior que a do elétron. O gráfico que melhor representa as trajetórias de um elétron e e de um píon negativo ∏, que penetram com a mesma velocidade inicial na região de campo elétrico uniforme da figura, é:
↧
↧
UFMG Força elétrica
(UFMG) O arranjo de cargas puntiformes fixas nos vértices de um quadrado que poderia ter força resultante nula sobre uma das cargas é:
![]()
Obs: as setas em vermelho eu que desenhei.
Resp: letra C
Pq não poderia ser a letra D??

Obs: as setas em vermelho eu que desenhei.
Resp: letra C
Pq não poderia ser a letra D??
↧
Campo elétrico
Duas cargas positivas e iguais a q estão sobre o eixo dos y, uma em y = a e a outra em y = -a. (a) Mostrar que o campo elétrico sobre o eixo dos x tem direção do eixo com Ex= 2kqx(x2 + a2)-3/2. (b) Calcular o campo nas vizinhas da origem, com x muito menor do que a. (c) Mostrar o valor do campo para x muito maior do que a.
↧
UFAL. Energia potencial.
UFAL. Considere o campo elétrico criado por duas cargas elétricas puntiformes q1=3uc e q2=-4uc. Seja P um ponto com angulo de 90º. Determine:
a) a intensidade da força elétrica que age em q=2uC colocada em P.
Consegui resolver, r=9.
b) a energia potencial elétrica em q em P.
R=-1,8.10^1
Como devo resolver? Posso usar pitágoras?
Abraço.
a) a intensidade da força elétrica que age em q=2uC colocada em P.
Consegui resolver, r=9.
b) a energia potencial elétrica em q em P.
R=-1,8.10^1
Como devo resolver? Posso usar pitágoras?
Abraço.
↧
Força elétrica
* Pessoal, gostaria de compreender a relação entre esses dois exercícios de Força elétrica. O primeiro resolvi pela lei dos cossenos, sem problemas. A resolução do segundo exercício não deveria ser igual a do primeiro(lei dos cossenos)? Caso não, como devo resolver nesse caso?
1. Nos vértices de um triângulo equilátero de lado l=3m estão colocadas as cargas q1=q2 = 4.10^-7C e q3=1.10^-7C. Determine a intensidade da força elétrica que age na carga q3. k=9.10^9.
R: 6,93.10-5N
2. ...
↧
↧
Resistência elétrica
Na ponte de Wheatstone abaixo, em equilíbrio. Qual é o valor da resistência elétrica Rx?

↧
Resistência - ddp
Dado o circuito a seguir, um gerador de f.e.m. 8V, com resistência interna de 1Ω, está ligado a um resistor de 7 Ω
.
Determine a ddp em volts entre os terminais A e B do gerador.
↧
Campo elétrico - UFPI
(UFPI) A figura mostra dois planos de cargas, infinitos, de densidades superficiais uniformes, σ1 e σ2, respectivamente. Os planos são paralelos e situados no vácuo. Nos pontos P e Q, o campo elétrico é dado pelos vetores EP e EQ, mostrados na figura. O módulo EP é maior que o módulo EQ (EP > EQ).
O campo elétrico de um plano de cargas infinito e de densidade superficial σ tem seu módulo dado por , sendo ε0 a permissividade elétrica do vácuo. Por isso é correto afirmar que a situação ...
↧
Questão campo eletrico esfera nao condutora
Uma esfera não condutora com 12cm de raio possui uma densidade volumétrica uniforme de cargas iguais a 5,4µC/m3. Determine o módulo do campo elétrico: a) a 3,5cm do centro da esfera; b) a 8cm do centro da esfera; c) a 15cm do centro da esfera.
Galera, eu estou na duvida do que devo fazer. A questão está sem gabarito, então não sei se estou certo ou nao.
Densidade volumetrica=Q/V 5,4*10^-6=Q/ (4/3 *pi* r^3) esse r, é 12-3,5?
↧
↧
Questão de Física-eletricidade
Um cilindro muito longo de raio R possui uma distribuição volumétrica de cargas ρ
uniforme . (a) Calcule o campo elétrico para uma distância r < R do eixo do cilindro.
(b) Calcule o campo elétrico considerando r > R.
Me ajudem por favor!!!
uniforme . (a) Calcule o campo elétrico para uma distância r < R do eixo do cilindro.
(b) Calcule o campo elétrico considerando r > R.
Me ajudem por favor!!!
↧
QUESTÃO UFPE [Ñ ENTENDI AINDA]
Quatro cargas elétricas puntiformes, de intensidade Q e q, estão fixas nos vértices de um quadrado, conforme indicado na figura. Determine a razão Q/q para que a força sobre cada uma das cargas Q seja nula.

↧
Campo elétrico
Algumas células do corpo humano são revestidas externamente por uma película com carga positiva e, internamente, por outra película semelhante, mas com carga negativa de mesmo módulo. Considere que sejam conhecidas a densidade superficial de ambas as cargas (densidades das duas = +- 0,5. 10¯6 C/m²; permissividade = 9.10¯¹²C²/Nm²), parede com volume de 4.10¯¹6 e constante dielétrica k = 5. Assinale, então, a estimativa da energia acumulada no campo elétrico dessa parede:
Obs: Não tenho as opções, ...
↧
Corrente elétrica
Duas esferas condutoras A e B de raios r e 2r,respectivamente, estão isoladas e muito distantes uma da outra. As cargas das duas esferas são de mesmo sinal e a densidade superficial de carga da primeira é igual ao dobro da segunda. As duas esferas são interligadas por um fio condutor. Diga se uma corrente elétrica se estabelece no fio. Em caso afirmativo, qual o sentido da corrente?
OBS: Questão discursiva.
OBS: Questão discursiva.
↧
↧
Cargas no Plano Cartesiano
(Mackenzie - SP) Em cada um dos pontos de coordenadas (d,0) e (0,d) do plano cartesiano, coloca-se uma carga elétrica puntiforme positiva Q, e em cada um dos pontos de coordenadas (-d,0) e (0,-d) coloca-se uma carga puntiforme -Q. Estando essas cargas no vácuo, a intensidade do vetor campo elétrico na origem do sistema será igual a:
a) 2√2 . k.Q/d²
b) (2 + √2) . kQ/d²
c) (2 - √2) . kQ/d²
d)√2 . kQ/d²
e)√5 . kQ/d²
Me expliquem, por favor. Obrigado!
↧
(Enem) Campo elétrico uniforme
Considere um aparelho de iluminação computadorizada hipotético, cujo objetivo é alternar cores diversas em função da música que está tocando no ambiente. Cada cor de luz emitida pelo aparelho é função da posição em que os elétrons (e), ejetados da parte de trás do dispositivo e que se deslocam dentro de um tubo de vidro, atingem o gerador de cores (G), mostrado a seguir. Essa distribuição de cores corresponde ao gerador visto por quem olha pela tela do aparelho. Se o elétron passa pelo interior ...
↧
Campo elétrico
A poluição atmosférica é uma das grandes ameaças à saúde da população em geral. Ela é consequência, entre outras coisas, da industrialização e da combustão incompleta de combustíveis fósseis. Uma das mais perigosas são as partículas ultraleves, de peso da ordem de 10^-10 N, geralmente invisíveis ao olhar das pessoas. Tais partículas ficam em suspensão no ar atmosférico, sendo inaladas durante a respiração, e são responsáveis por uma série de problemas respiratórios. Um grupo de cientistas propôs ...
↧