Distraindo-se com os aparelhos do laboratório de Física, o assistente de laboratório aplica várias diferenças de potencial entre os extremos A e B de um clipe.
Com os dados obtidos, foi capaz de construir o gráfico:
Depois disso, construiu o circuito de clipes de papel esquematizado apresentado a seguir.
Com base nas ações realizadas pelo assistente de laboratório, determine:
a) o valor da resistência elétrica de um clipe. [R.: 1×10ˉ² Ω]
b) a relação entre o valor da resistência ...
Uma pequena esfera de peso P = 5,0 · 10–2 N, eletrizada com uma
carga q = + 0,20 μC, está suspensa por um fio isolante bastante leve,
que na posição de equilíbrio forma um ângulo de 45° com um plano
vertical uniformemente eletrizado com densidade superficial.
Qual o módulo da densidade superficial de cargas ??
Dado: permissividade absoluta do meio: ε = 8,85 · 10–12 (SI) ( OBS: no começo da resolução ele fala que já que o ângulo é de 45 graus o peso será ...
No circuito esquematizado na figura abaixo, as lâmpadas são idênticas e a resistência de cada uma vale 120 Ω. A diferença de potencial mantida entre os pontos A e B é igual a 270 V.
c) Se a lâmpada L3 for retirada da associação, o brilho de L4 aumenta, diminui ou não se altera? Justifique sua resposta.
Num plano vertical, perpendicular ao solo, situam-se três pequenos corpos idênticos, de massas individuais iguais a m e eletrizados com cargas de 1,0μC cada uma. Os corpos C1 e C2 estão fixos no solo, ocupando, respectivamente, dois dos vértices de um triângulo isósceles, conforme a figura acima. O corpo C3, que ocupa o outro vértice do triângulo, está em equilíbrio quando sujeito exclusivamente às forças elétricas e ao seu próprio peso.
[h2]Adotando g = 10m/s² e , podemos afirmar que a ...
Assinale a afirmativa(s) correta:
I - O elétron é uma partícula que apresenta a menor carga elétrica conhecida e repele prótons.
II - O próton é uma partícula que também apresenta a menor carga elétrica conhecida e atrai elétrons.
III - Os prótons repelem os elétrons por possuírem cargas de sinais diferentes. Assinale qual ou quais alternativas estão corretas.
Gabarito: Somente a II está correta.
-------------------------------------------
Dúvida: A menor carga elétrica não pertence ...
Duas pequenas esferas metálicas de mesmo raio, X e Y estão separadas, no vácuo, por uma distância D. A esfera X tem carga +2q e a esfera Y tem carga -4q. Essas esferas são colocadas em contato e, a seguir, separadas até que fiquem novamente à uma distância D uma da outra. Qual a relação entre os módulos das forças elétricas F1 e F2 entre as esferas (f1/f2), respectivamente, antes e depois do contato?
Gabarito: 8/9
Não entendi a pergunta. Vim pedir ajuda. Desde já agradeço.
(FEI-SP) Duas esferas condutoras concêntricas A e B possuem
raios R1 = 10 cm, R2 = 20 cm e R3 = 25 cm e estão eletrizadas de forma
que a diferença de potencial entre elas é VA – VB = 9 kV e a carga total
da esfera B é de 0,3 μC. Determine as cargas Q1, Q2 e Q3 existentes nas
superfícies dessas esferas.
Tenho algumas dúvidas sobre a questão:
Os potenciais em A internamente e na superfície serão iguais, o campo elétrico internamente será NULO e na superfície será a metade do campo equivalente ...
(FEI-SP) Duas esferas condutoras concêntricas A e B possuem
raios R1(raio da esfera A) = 10 cm, R2(raio interno da esfera B) = 20 cm e R3(raio externo da esfera B) = 25 cm e estão eletrizadas de forma que a diferença de potencial entre elas é VA – VB = 9 kV e a carga total
da esfera B é de 0,3 μC. Determine as cargas Q1, Q2(superfície interna da esfera B) e Q3(superfície externa da esfera B) existentes nas superfícies dessas esferas.
Dado: 1/4πε0= 9 · 10^9 N m^2 C^–2
OBS: o meio entre as ...
(Jewett e Serway) - Duas contas idênticas têm massa m e carga q. Ao serem colocadas em uma bacia hemisférica de raio r com paredes não condutoras e sem atrito, elas se deslocam e, em equilíbrio, permanecem separadas por uma distância d. (a) Determine a carga q em cada conta (b) Determine a carga requerida para que d=2r.
Tentei resolver questão, entretanto a mesma não possui gabarito. Gostaria de ver outra resolução, obrigado!
Cargas elétricas puntiformes devem ser colocadas nos vértices, R, S, T e U do quadrado a seguir. Uma carga elétrica puntiforme q está no centro do quadrado. Esta carga ficará em equilíbrio quando nos vértices forem colocadas as cargas:
" />
alternativas:
" />
Não consigo identificar como manter a carga q em equilibro. Por favor, me ajudem
Um circuito elétrico é constituído por dois geradores, dois resistores e um capacitor, como esquematizado abaixo. De acordo com o esquema e os valores nele indicados, uma vez estabelecido o regime estacionário, a carga no capacitor vale
(A) 8,0 . 10^−6 C
(B) 6,0 . 10^−6 C
(C) 4,0 . 10^−6 C
(D) 2,0 . 10^−6 C
(E) 1,0 . 10^−6 C
Dois fios longos, retilíneos e paralelos, situados no plano do papel, são percorridos por correntes elétricas de intensidades 2 A e 5 A, respectivamente, em sentidos opostos, como mostra a figura. Considere uma reta r perpendicular aos fios e, sobre ela, os pontos I, II, III, IV e V, mostrados na figura. O campo magnético resultante pode ser nulo apenas no ponto
(A) I.(B) II.(C) III.(D) IV.(E) V.
Quatro pequenas esferas, pesando 0,1 N cada uma e eletrizadas identicamente, são suspensas nas extremidades de quatro fios de seda de √2 m de comprimento, cada um, e cujas extremidades opostas são suspensas a partir de um mesmo ponto. Sabendo-se que, na posição de equilíbrio, as esferas se dispõem nos vértices de um quadrado de √2 m de lado. Determine a carga de cada esfera.
Gabarito:q = 3,5*10^-3 C
OBS: se encontrar resposta diferente, poste, por favor.
Boa noite! Gostaria apenas de tirar uma dúvida muito simples que é a seguinte:
Em um corpo esférico, o campo elétrico em seu interior é nulo apenas quando o mesmo é oco? Obrigado ^^
Considere uma partícula,com peso de 8.10^-2 N e eletrizada positivamente , que realiza movimento ascendente com velocidade de módulo constante na região de um campo elétrico uniforme.
Sabendo-se que a carga de um elétron, em valor absoluto,é igual a 1,6.10^-19C, a intensidade do campo elétrico é igual a 5,0.10^3 V/m e desprezando-se a resistência do ar,é correto afirmar que o número de elétrons removidos da partícula foi de:
a)2.10^11
b)2.10^12
C)1.10^14
d)1.10^16
e)1,5.10^19
(UNISC RS/2009) O seguinte circuito é formado por uma bateria de diferença de potencial constante V, de uma chave S e de três lâmpadas iguais L1, L2 e L3. Ao ser fechada a chave S, as três lâmpadas brilham, cada uma com sua intensidade luminosa. Passado certo tempo a lâmpada L3 queima e podemos afirmar que a partir dai as lâmpadas L1 e L2 brilham
a) 2 vezes mais b) 50% mais c) 2 vezes menos d)50% menos e) como antes.
A resposta é letra E.Mas eu não entendi porque,a corrente ...
Duas placas metálicas horizontais estão submetidas a uma diferença de potencial constante V; entre as placas existe uma região R em que o campo elétrico é uniforme. A figura abaixo indica um corpúsculo de massa m e carga +q sendo projetado com velocidade Vo para o interior dessa região, sob ângulo teta de lançamento. Devido à ação simultânea do campo elétrico e do campo gravitacional, enquanto o corpúsculo estiver na região R, sua aceleração vetorial:
a) varia de ponto para ponto.
b) tem ...